Matriz Curricular de Outros Cursos de Licenciatura em Geografia no País

A fim de trazer dados e informações para a compreensão da necessidade da formulação de novo currículo na Geografia da UFSC, em especial no curso de Licenciatura, trazemos informações sobre cursos de licenciatura que já fizeram reforma curricular nos últimos anos aumentando tempo de curso e disciplinas com a base comum da educação.

Importante observar que apesar dos currículos apresentados serem muito distintos entre si, mas tem semelhança na ênfase em disciplinas e mais horas em núcleos comuns na educação (mesmo currículos não alterados para a normativa recente do Conselho Nacional de Educação  CNE).


Licenciatura em Geografia da UFMG

A matriz curricular atual do curso de Geografia, habilitação em licenciatura da UFMG, possui 11 semestres, iniciou em 2013/1 e englobou discussões importantes para um aumento de horas para disciplinas da Licenciatura. Os currículos das licenciaturas na Universidade Federal de Minas Gerais estavam bem avançados, adaptados a propostas pela Resolução do CNE N. 1 de 2015. Nota-se que o currículo de 2013 está sem o reconhecimento e sem aprovação da Câmara de Ensino da Universidade. Isso se deve a decisão dos cursos de licenciatura e da própria Universidade em não fazer as mudanças propostas pela Resolução n. 2 de 2019, em parte por entender que a maioria das licenciaturas já esta cumprindo a Resolução de 2015. Maiores informações no site.  


Licenciatura em Geografia da UFG

A matriz curricular atual do curso de Geografia, habilitação em licenciatura da UFG, possui 9 semestres, iniciou em 2015 e englobou discussões importantes para um aumento de horas para disciplinas da Licenciatura conforme a Resolução n. 1 de 2015. Os cursos da UFG estão discutindo as mudanças propostas para a Resolução n. 2 de 2019, contudo, como podemos notar pelo PPC do Curso de Licenciatura em Geografia (em especial ver as páginas da matriz curricular 17 a 25)  já está bem adiantado e mais próximo as Resoluções atuais, visto que há mais disciplinas da área educacional e carga horária de estágios, além de separar em núcleo comum e núcleo específico.


Licenciatura em Geografia da UFRGS

A matriz curricular atual do curso de Geografia, habilitação em licenciatura da UFRGS, possui 9 semestres, iniciou em 2017 e também reformulou para um aumento de horas para disciplinas da Licenciatura conforme a Resolução n. 1 de 2015, com disciplinas da área educacional e carga horária de estágios, além de separar em núcleos.


Licenciatura em Geografia da UFPR

A matriz curricular atual do curso de Geografia, habilitação em licenciatura da UFRGS, possui 8 semestres, contudo o Art. 2 §1º  estabelece que “Para efeitos de matrícula, a carga horária semanal poderá oscilar entre vinte (20) e trinta e duas (32) horas”, o que significa que há semestres em que as aulas ocorrem em outros períodos do dia. Este currículo é de 2019 e também reformulou para um aumento de horas para disciplinas da Licenciatura conforme a Resolução n. 1 de 2015, com disciplinas da área educacional e carga horária de estágios, além de separar em núcleos.


Licenciatura em Geografia da UFRJ

A matriz curricular do curso contempla um total de 2.980 horas, com tempo previsto de integralização em 9 semestres. A organização curricular adotada privilegiou a manutenção de um núcleo de disciplinas comuns aos cursos de Bacharelado e Licenciatura, denominado Núcleo Básico, e de um núcleo voltado à formação profissional – específico para o professor de Geografia – denominado Núcleo Profissionalizante da Licenciatura. Oportuno salientar que o Estágio da Licenciatura está na 6ª a 8ª fase, mas que podem estar em horários de período distinto das outras disciplinas.  Não há indicação de data de inicio do currículo atual, contudo atende em grande parte a Resolução n.1 de 2015.


Licenciatura em Geografia da UFF

A matriz curricular do curso da UFF atual é fruto de discussões e inclusões, visto que “Em 2011 e 2017, houve alguns ajustes com a inclusão da disciplina de Libras no currículo de Licenciatura em Geografia e mudança na periodização de algumas disciplinas para ambos os cursos”. O curso apresenta 8 semestres, mas com a Pesquisa e Prática de Ensino (Estágios Obrigatórios em Licenciatura) previsto na grade, mas ocorrem em outros períodos do dia, visto que a grade curricular traz várias disciplinas ao mesmo momento. E isso ocorre desde o início do curso, visto que há disciplinas de Prática de Ensino (de I a IV) o que demonstra também aproximação com a Resolução n. 1 de 2015 com o aumento de horas dedicados a disciplinas e práticas da educação.


Licenciatura em Geografia da UFES

A matriz curricular do curso da UFES é do mesmo período do PCC da UFSC, do ano de 2006. Contudo já expressava mudanças importantes, como um curso de Licenciatura em separado, com mais horas dedicadas as disciplinas da educação, muito próximas das exigências da Resolução n.1 de 2015.  O curso também tem 9 semestres. Nessa universidade está em discussão sobre a reformulação para as normativas atuais do CNE.


Licenciatura em Geografia da UFBA

matriz curricular do curso da UFBA também é do mesmo período do PCC da UFSC, do ano de 2006. Apresenta 9 semestres, com disciplinas de práticas de ensino em 4 semestres.  Tem disciplinas com gradeamento horário que indicam que ocorrem em outros períodos que não só no período de ensino (por exemplo há disciplinas de 102 créditos que ocorrem em trabalhos de campo ou em práticas de ensino nas Escolas).  Estamos averiguando se já há indicação ao curso sobre a necessidade reformulação para as normativas atuais do CNE.


Licenciatura em Geografia da UFAM

matriz curricular do curso da UFAM é do ano de 2015. Apresenta 8 semestres, com disciplinas de práticas de ensino em 3 semestres, que, em especial no último semestre, podem ocorrem em outro período de ensino. Estamos em contato para saber se já estão em discussão sobre mudanças curriculares para atender as normativas atuais.


 

Outros currículos estão em estudo e logo os indicaremos aqui.