Aprovação da proposta curricular no Colegiado de Geografia
Na sexta-feira dia 16 de setembro o Colegiado do Curso de Geografia aprovou a proposta dos dois novos currículos do curso de Geografia (habilitação licenciatura e habilitação bacharelado). A partir de agora as propostas passam a ser analisadas em outros setores da UFSC, mas voltam para correções e ajustes durante o processo (que pode durar até dois anos, a depender as diligências!). Nesse período pode haver mudanças ainda em disciplinas, ementas, bibliografias ou ajustes em regimentos (como TCC, Estágios, Extensão etc).
Os cursos continuam com entrada por Área Básica de Ingresso (ABI), ou seja o/a estudante escolhe o Curso de Geografia ao entrar, somente na quarta fase é que a matricula passa a ser na Licenciatura ou no Bacharelado. Como no currículo atual, as disciplinas em comum dos dois currículos são espelhadas facilitando a validação.
Um breve histórico:
Em 2015 o NDE, com a coordenação do curso de Geografia iniciaram discussões para a construção de um novo currículo, esse trabalho teve continuidade com seminários organizados nos anos de 2017 e 2018, com participação de docentes e discentes. Desse movimento nasceu a proposta do novo currículo e de um desenho inicial da grade do novo currículo (pouco diferente da aprovada!). Quanto ao currículo, as principais questões levantadas pelos participantes, em especial pelo CALIGEO que foi participativo no processo foi: retirada dos PCCs de todas as disciplinas, aumento de disciplinas com debate educacional na licenciatura (em especial teórico-práticas), modificação e criação de disciplinas que aproximassem ao trabalho do profissional Geógrafo (delimitado pelo CREA).
No ano de 2019 essa grade foi discutida então pelos professores das áreas de cartografia, geografia física e geografia humana, na Geociências, e, e também por professores de Geografia do Departamento de Metodologia de Ensino, bem como foi requisitado a outros departamentos que indicassem mudanças em outras disciplinas (em especial nos departamentos do CED), bem como ao Departamento de Psicologia e Libras. Também foi requisitada ao Departamento de Informática e Estatística que oferecesse uma disciplina básica de estatística a ambos os cursos (bacharel e licenciatura).
Surgiu ainda em 2019 uma nova legislação sobre currículos das licenciaturas.
Em 2020 e 2021 o NDE se concentrou em articular as demandas dos docentes, com a proposta oriunda dos seminários de 2017 e 2018. Bem como, no final de 2021 o NDE passou a divulgar as grades curriculares através dessa página oficial, bem como em reuniões do Colegiado de Curso. Continuamos seguindo a proposta discutida nos seminários de 2017 e 2018. Entendendo que não poderíamos ignorar o trabalho realizado!
No dia 18 de julho de 2022, o NDE enviou aos docentes do curso de Geografia, e ao CALIGEO, um resumo executivo com a proposta dos currículos. Chegou ao NDE algumas propostas de inclusão e modificações pontuais.
Gostaríamos de ter mais tempo para aprofundar ainda mais os documentos, contudo, precisamos cumprir prazos UFSC, em função da Curricularização da Extensão, contudo, entendemos também que o currículo não é estático! Ele deve ser continuamente discutido e feito proposições! Ao mesmo tempo, precisamos ter uma base estável de onde partir.
Portanto, a proposta do currículo do curso de Geografia nas duas habilitações segue um processo histórico que foi construído coletivamente. Evidentemente, nem sempre isso é percebido pelo conjunto dos sujeitos, visto que é um processo com percurso de sete anos.
Agradecemos aos docentes membros do NDE que participaram por esses longos anos de muitas discussões, além do trabalho de construção do(s) documento(s).
Continuamos a disposição para esclarecer dúvidas e apresentar a comunidade acadêmica as propostas que foram encaminhadas. Bem como, a receber ajustes na mesma.
CURRICULO é processo contínuo! Não se encerra.